Banner X-tudo Cultural

De 6 a 29 de julho acontece a oitava edição do Festival X-Tudo SESI Cultural, que leva para a rede de teatros SESI do estado do Rio uma mistura especial de música, teatro, dança, exposição, debates, oficinas e atrações para o público infantil.

Na edição 2017 do festival, o tema é a “Cultura Negra” e seus desdobramentos na sociedade. Todas as atrações são a preços populares, R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), ou com entrada franca.

Uma das grandes revelações da música brasileira, a banda Liniker e os Caramelows apresenta o show da turnê “Remonta”, enquanto a cantora Paula Lima sobe ao palco com seus grandes sucessos, além da nova canção “Mil Estrelas”. Fundador da banda Farofa Carioca e um dos grandes compositores da atualidade, Gabriel Moura é outro destaque da programação.

Já quem curte teatro pode conferir grandes espetáculos, como Mercedes, que conta a história da primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio e precursora da dança afro-brasileira pelo mundo, e Marrom – Nem preto, nem branco?, infantil com a premiada atriz Vilma Melo que promete emocionar toda a família.

Para os fãs de dança, o coreógrafo e bailarino Rui Moreira encena os espetáculos contemporâneos Receita, coreografado por Henrique Rodovalho, e Definitivo é o fim, em que Rui atua ao lado da filha Bianca A. Moreira.

E não é só: todos os teatros da rede SESI recebem a Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina, que pela segunda vez chega ao Rio de Janeiro. Nela você encontra as tendências afrocontemporâneas do mercado e das artes, bem como iniciativas afroempreendedoras de diversos segmentos.

Isso e muito mais espera por você no X-Tudo!

Sobre o festival

Iniciativa do Sistema FIRJAN, o Festival X-Tudo SESI Cultural nasceu em 2010 para democratizar o acesso à cultura no estado do Rio, levando para os palcos dos Teatros SESI a diversidade cultural por meio de espetáculos de música, dança, artes plásticas, cinema, teatro, além de oficinas de diversos temas.

O projeto, realizado pelo SESI Cultural, oferece ao público um panorama do cenário cultural da atualidade, abrindo espaço tanto para artistas já reconhecidos nacionalmente quanto para novos talentos locais. Além disso, estimula a interação dos artistas participantes com profissionais reconhecidos em seus segmentos, por meio da realização de oficinas e palestras gratuitas.

Hoje, o evento é reconhecidamente um dos grandes projetos do Sistema FIRJAN e um dos mais atuantes no cenário artístico do estado do Rio.

Em 2017, o X-Tudo SESI Cultural mantém sua programação ampliada para os Teatros SESI do Grande Rio e do interior do estado.