Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia do Rio

Governo fluminense migra sistema de emissão da GNRE

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 23/11/20 15:03  -  Atualizado em  24/11/20 19:03

A emissão da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio, passa a ser feita exclusivamente pelo Portal GNRE. Já a emissão do Documento de Arrecadação do Rio de Janeiro (DARJ), no entanto, continuará sendo feita pelo Portal de Pagamentos da Sefaz-RJ.

A mudança é resultado de  um convênio técnico firmado com o governo de Pernambuco, que desenvolveu a solução. Segundo o governo do estado do Rio, a mudança na emissão da GNRE tem o objetivo de reduzir a burocracia e melhorar a relação entre o Fisco Estadual e os contribuintes que remetem mercadorias de outros estados para o Rio de Janeiro.

Além das guias simples, os contribuintes poderão emitir a GNRE com múltiplas receitas e múltiplos documentos de origem. Os usuários do sistema de emissão em lote deverão configurar suas aplicações para suportar a emissão dessas guias na versão 2.0. Para isso, as configurações das receitas para o estado do Rio de Janeiro já estão disponíveis no ambiente de testes do Portal GNRE, clicando em “configurações das UFs”. Nesse mesmo endereço, os contribuintes poderão realizar testes de emissão, processamento de lotes e homologar suas aplicações.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida