Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Competitividade

Firjan promove Missão da Noruega em busca de novos negócios com o país nórdico

O encontro valorizou o estado do Rio de Janeiro e fomentou parcerias com o setor privado

O encontro valorizou o estado do Rio de Janeiro e fomentou parcerias com o setor privadoFoto: Vinícius Magalhães

11/11/19 17:27  -  Atualizado em  11/11/19 18:20

Uma Missão da Noruega, país estratégico para o Rio de Janeiro, foi recebida na sexta-feira, 08/11, em reunião institucional na Firjan Sede. Dentre os objetivos do encontro destacaram-se a apresentação do novo cenário em que o Brasil e o estado do Rio se encontram, oportunidades de negócios e possíveis investimentos noruegueses. Estiveram presentes dirigentes do banco Sparebank; da Innovation Norway, agência governamental considerada o mais importante instrumento para inovação e desenvolvimento industrial daquele país; além do Consulado da Noruega no Rio e de empresas norueguesas de diversos setores, entre eles Petróleo e Gás, Alimentos e Energia.

A delegação foi recebida pelo embaixador Frederico Araujo, diretor Internacional da Firjan; e Robson Eneas Oliveira, diretor do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal. “O Rio de Janeiro demanda bons serviços de infraestrutura, tornando a área uma oportunidade para o mercado externo, seja por concessões ou inovação”, ressaltou Araujo.

Oliveira, por sua vez, apresentou o amplo cenário desenhado pelo PPI. “O PPI é um hub, pois estamos abertos a soluções e investimentos, a partir de um programa transparente, com 272 projetos qualificados, em momento de facilidades novas no país, que incluem a reforma da Previdência”, destacou.

Isaque Ouverney, assessor do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan, elencou as oportunidades de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP) no estado do Rio. Ele citou, por exemplo, a expectativa de concessões de rodovias fluminenses e também no setor de saneamento fluminense; e a construção da ferrovia EF-118 (Rio-Vitória). “O estado possui localização estratégica, tendo mais da metade do PIB nacional em seu entorno. Existem grandes oportunidades na infraestrutura fluminense, como energia e rodovias, e a parceria com o setor privado é fundamental”, enfatizou Ouverney, que ainda apresentou as forças fluminenses nas áreas automobilística, naval, farmacêutica, de máquinas e equipamentos, além de destacar o Comperj.

De acordo com o Real Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, os europeus demonstraram interesse pela pesca e por concessões de serviços e energia e quiseram saber mais sobre a recente reforma da Previdência. Pillar Neves, gerente de Projetos da Innovation Norway, destacou que o encontro representou um primeiro movimento de aproximação. Salientou ainda que, na próxima oportunidade, o grupo pode vir com algo mais concreto.

Estiveram presentes membros das empresas: A.H. Holding AS; William Eiendom AS; Sparebank 1 Nord-Norge; Marine Supply AS; Finnfjord AS; Vesteraalens AS; Kubera AS; Macks Ølbryggeri AS, Kræmer AS, Bakehuset Nord-Norge AS; Taco AS; Hermes AS; Econor AS; Concept Eiendom AS; J.M. Hansen; Senjen Invest, Troms Kraft AS/Innovasjon; e Taj Holding AS.
 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida