Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Qualidade de Vida/ Competitividade

Firjan participa do BIN@ 2020, um dos principais eventos de inovação aberta e social no mundo

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 23/10/20 12:56  -  Atualizado em  26/10/20 16:04

Em parceria com a Universidade do Porto e a PUC Rio, a Firjan é correalizadora do evento “BIN@ 2020 - Inovação para o Futuro da Humanidade”, que ocorre simultaneamente em Portugal e no Brasil na quarta-feira (28/10). Promovido pela Rede BIN@, os seminários on-line têm a relevância de contribuir para a cooperação internacional para impulsionar a Inovação no mundo. 
 
A Rede Business & Innovation Network - BIN@ promove eventos periódicos e, este ano quando celebra 10 anos de atividades, os seminários ocorreriam no Rio de Janeiro, na Casa Firjan. Porém, em função da pandemia, os debates ocorrerão nas plataformas dos correalizadores. Mais informações sobre a programação e inscrições clique aqui .
 
A sessão de abertura ocorre às 9h (horário de Brasília) na plataforma ECOA, da PUC Rio. Participam o diretor da Firjan Internacional, embaixador Frederico Cezar Araujo, o professor e conselheiro especial da Reitoria da PUC Rio, Luiz Carlos Scavarda do Carmo, e o reitor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), João Falcão e Cunha.
 
Sobre o BIN@
 
Lançada em 2010, a rede internacional Business & Innovation Network (BIN@) é uma plataforma de Open Innovation, iniciada em 2010, que promove sinergias entre academia, indústria, investidores, incubadoras e agências de desenvolvimento econômico, criando oportunidades de colaboração e um fórum sustentável de compartilhamento de boas práticas em inovação aberta e sustentabilidade. O objetivo principal visa conectar parceiros de várias disciplinas e setores industriais com o objetivo de criar oportunidades de cooperação e, acima de tudo, apoiar as parcerias que podem agregar valor e impacto.
 
Firjan no BIN@
 
A Firjan é membro da rede BIN@ desde 2018, quando participou do evento pela primeira vez. Nesta edição, a federação também é co-organizadora, com o objetivo de tornar o evento ainda mais relevante para as indústrias fluminenses, de vital importância para o ecossistema de inovação no estado e no país. Para a realização do evento no Rio, a Firjan contou com o apoio da Faperj, via o edital do Programa de Apoio à organização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação no estado. 
 
A inovação e a responsabilidade social são prioridades da federação, a partir das ações dos Institutos de Inovação e suas iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), atuando no desenvolvimento de novos materiais e processos não só para a Indústria, mas para a sociedade como um todo; e os projetos de Responsabilidade Social, em constante evolução para gerar mais impacto social para toda a sociedade. 
 
A Firjan SENAI SESI desenvolve, aplica e faz a gestão de projetos, programas e articulações com foco no impacto social, na transformação da indústria, do trabalhador e da sociedade. São diversas ações que levam educação e saúde às pessoas de áreas sensíveis, contribuem para a formação do pensamento crítico e da autonomia dos cidadãos, pesquisa e cria inovações que pensem o bem-estar no ambiente de trabalho e traça caminhos mais sustentáveis para a indústria.
 
Saiba mais sobre os pilares de atuação e as ações em Educação, Saúde, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Inovação e Casa Firjan aqui .
 
Programação
 
Após a abertura, ainda na plataforma ECOA, ocorrem as conversas e debates com os seguintes temas: Surgimento de Comunidades Sustentáveis no Pós Pandemia, com Violeta Bulc, curadora da Ecocivilização; O que precisamos para preparar a próxima grande revolução social?, com Luís Sarmento, Investigador da aprendizagem automática; e Saneamento: transformando vidas por meio da inovação, com Carlos Melo, chefe de Sustentabilidade da BRK Ambiental. Já o debate Sinergias de Ecossistemas de Inovação reunirá o subsecretário de Inovação e Transformação Digital do Ministério da Economia brasileiro, Igor Manhães Nazareth; o gerente de Desenvolvimento de Negócios Smart Cities da NEC Brasil, Alexandre Soyama; e a moderadora Shirley Coutinho, coordenadora Executiva, AGI/PUC-Rio.
 
A partir das 12h30 (horário de Brasília) no Youtube da Rede BIN@ haverá a transmissão do documentário brasileiro ‘Como Ela Faz’, prêmio de melhor curta documentário estrangeiro no Festival de Cinema Feminino de Hollywood 2020. A exibição servirá de referência para o debate sobre igualdade de gênero.
 
O painel reunirá o diretor, sócio da Tocha Filmes e produtor do curta, Sylvio Rocha; Ana Fontes, da Rede Mulheres Empreendedoras; Andrea Carvalho, do grupo Mulheres do Brasil (RJ); Cláudia Diniz, do Mulheres na Mineração Brasil; Cláudia Mendes, do Mulher na Tecnologia; e Silvia Fazio, do WILL - Mulheres na Liderança na América Latina. O vice-presidente da Firjan e presidente do Conselho de Responsabilidade Social da federação, Luiz Césio Caetano, encerrará o painel.
 
Por fim, no Youtube da Firjan, às 16h, acontece o encerramento com um debate especial do Aquário Casa Firjan – edição BIN. O tema será “Caminhos de adaptabilidade para as empresas” com a participação de Leonardo Serpa, CEO da ENGIE Solutions; Clara Gonçalves, membro do Conselho Consultivo na CUNY Firefly Innovations; e Pedro Coelho, head da Unidade de Apoio à Pesquisa e Inovação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A mediação será de Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan.
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida