Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação / Firjan

Alunos da Firjan SESI se formam no Programa ViraVida

Programa certificou 100 alunos da Firjan SESI

Programa certificou 100 alunos da Firjan SESIFoto: Paula Johas

19/11/19 18:49  -  Atualizado em  21/11/19 10:29

O Programa ViraVida certificou 100 jovens de nove localidades carentes, na segunda-feira, dia 18/11. O programa desenvolve um processo socioeducativo voltado a adolescentes e jovens dos 15 aos 22 anos que estejam prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, aliado a um leque de oportunidades sustentáveis para assegurar profissionalização e encaminhamento ao mundo do trabalho.

“Esse projeto não muda só os alunos, mas também cada um dos envolvidos na formação desses jovens. Somos carentes de símbolos assim, de oportunidades, porém devemos observar que há muita gente que quer o bem das pessoas, e aqui está o resultado”, enfatizou Alexandre Reis, diretor da Firjan SESI, durante a cerimônia.

Em meio à festa, a vitória estava especialmente estampada no rosto de uma adolescente. A moradora da Rocinha Ana Lucia Maria Sousa, 18 anos, pessoa com deficiência, literalmente venceu as provas da vida para conquistar o tão sonhado canudo. A dificuldade de locomoção para chegar ao espaço, atravessando vielas, já tinha feito Ana desistir de estudar antes. Porém, como o ViraVida conta com equipe multidisciplinar com psicólogo, pedagogo, assistente social , técnico de empregabilidade e professores de português, matemática e vivência cidadã, a jovem recebeu o apoio de que precisava e foi em frente. Agora, sonha com a faculdade.

“Para mim, é uma realização, pois pensei em desistir pela dificuldade de sair de casa para estudar. Eu fui muito amparada pelos profissionais da Firjan SESI para continuar estudando e hoje quero ir adiante, com direito à graduação e o que mais der para estudar”, contou Ana, que estava acompanhada da mãe, Edna Francisca, que se disse “muito orgulhosa da conquista da filha”.

Ana ainda virou a vida do companheiro Luiz Eduardo Vieira, 23 anos, que tinha parado os estudos. Demostrando a emoção de quem parecia também ter se formado, o jovem disse que a perseverança de Ana foi fundamental para a retomada dele. “Ver a determinação dela me fez querer completar meus estudos também. E, assim como eu a incentivei, recebi todo apoio dela”, relatou Luiz, que namora a formanda há cinco anos.

A família de Lucas Brennor, 20 anos, também era só felicidade. O rapaz, além do diploma, conseguiu se preparar para ser aprovado em um processo seletivo, com apoio da equipe do programa. Ao saberem da oportunidade, técnicos e professores treinaram o jovem para a entrevista, dando todas as dicas necessárias até ele passar no processo para o Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

A vida do rapaz teve direito a uma guinada, já que a vaga, inicialmente para assistente, tornou-se de analista em matemática. Com isso, Lucas mantém como principal aprendizado do programa o quesito desenvolvimento humano. “O programa é completo e vai muito além da formação profissional. Saio fortalecido como pessoa e posso aplicar meus novos conhecimentos, seja no mercado de trabalho ou na minha relação com familiares e amigos. Estou muito feliz”, comemorou.

A mãe de Lucas, a cabeleireira Janaína Alves, honrou os louros do filho. “A emoção é muito grande, pois ele é merecedor, um ser humano fantástico, que gosta de aprender. Quero agora que o meu Lucas seja exemplo para muitos jovens acreditarem em si”, afirmou.

História do Programa ViraVida

O programa ViraVida foi criado em 2008, pelo Conselho Nacional do SESI, e é executado pela Firjan SESI. As turmas são nos turnos manhã e tarde, onde são realizadas diversas atividades de Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento de Competências Básicas. A formação profissional consiste em Assistente Administrativo e de Logística. Desde a primeira edição, já passaram pelo programa cerca de 650 jovens.

Confira as fotos

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida